Página Inicial
 
   

Ao longo de sua trajetória, a Luminar tem pautado a sua atuação no mercado com responsabilidade e comprometimento social. A interação social é uma marca cultural da empresa, forjada na sua origem e sempre caracterizada pela forte inserção junto às comunidades, notadamente aquelas de caráter regional. Para a Luminar, o compromisso com a sociedade é tão importante quanto a satisfação dos seus clientes. Com esta diretriz, a empresa colocou o comprometimento com a sociedade e com os seus clientes no mesmo patamar de relevância quando definiu a sua política da qualidade.

Toda empresa cumpre um papel social e a filosofia da Luminar, neste aspecto, é interagir com a comunidade no sentido de buscar soluções criativas para minimizar diferenças sociais e criar oportunidades de desenvolvimento.

Projeto Pró Serra - Conscientização e Cidadania

Coerente com este princípio, a Luminar sempre participou de forma efetiva da vida social das comunidades onde atua, seja através de contribuições, de patrocínios, de parcerias em programas sociais, culturais e esportivos ou da participação em eventos de interesse da sociedade. Assim, ao longo de seus quase 40 anos, a empresa, entre inúmeras ações, forneceu duas ambulâncias ao Corpo de Bombeiros de Tubarão, contribui para a aquisição do tomógrafo do Hospital Nossa Senhora da Conceição, patrocina eventos esportivos, integra convênios sociais com entidades educacionais, fornece bolsas de estudos aos seus colaboradores e contribui para a manutenção de entidades assistenciais.


II FAPS - 2º FUNDO DE APOIO A PROJETOS SOCIAIS DO INSTITUTO GUGA KUERTEN

A Luminar, em parceria com Banco do Brasil, Calçados Azaléia, Grendne Sobral, Fundação Gustavo Kuerten e Jorge Paulo Lemann, promoveu, no período de outubro de 2002 a outubro de 2003, o II Fundo de Apoio a Projetos Sociais - FAPS. Foram realizados 24 projetos que atenderam a 22 municípios das regiões Carbonífera e Laguna. O principal objetivo do II FAPS foi levantar as maiores necessidades das instituições amparadas e elaborar projetos sociais que minimizassem essas dificuldades, através de ações participativas da comunidade local, voluntários, empresas e demais colaboradores. As principais necessidades levantadas pelas instituições foram, respectivamente, ampliação e construção das instalações físicas, aquisição de equipamentos, mobílias e veículos, compra de terreno e urbanização da área.

O II FAPS obteve ótimos resultados, pois todos os objetivos traçados foram alcançados. As entidades amparadas captaram mais parceiros sociais, o apoio técnico oferecido teve participação ativa no processo de planejamento das entidades, colaborando, assim, com o aprendizado de toda a equipe das instituições amparadas. Portanto, o sucesso do II FAPS confirma a importância da colaboração de todos - empresas, governo, comunidade local e voluntários - na busca por uma sociedade melhor.


Com a consciência de que todo trabalho, para ser efetivo e produzir bons frutos, deve ter continuidade, e de que a educação é a base do desenvolvimento e da cidadania, desde 2000 a Luminar mantém, em parceria com a Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul, o Projeto Pró-Serra. Este projeto, de caráter social, atende cerca de 300 famílias do bairro Congonhas, em Tubarão, nas áreas de educação, profissionalização, saúde e meio ambiente. Os programas do Pró-Serra são implantados por acadêmicos dos cursos de Administração, Psicologia, Serviço Social, Enfermagem, Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, Agronomia e Pedagogia, que assim formam uma equipe multidisciplinar, e, através de ações educacionais, levam àquela comunidade a possibilidade de integração social, e a prática da cidadania.

Outro projeto social realizado em parceria com a Unisul é o de Intervenção Ambiental, que conta também com o prestígio e a participação da Prefeitura Municipal de Tubarão. O Projeto de Intervenção Ambiental tem por objetivo levar às escolas de primeiro e segundo grau da região de Tubarão a consciência ecológica. As crianças e estudantes da rede escolar têm a oportunidade de conhecer o nosso ecossistema e a sua importância para a subsistência de nosso planeta, aprendem a valorizar a natureza e a lidar com os recursos naturais. Adquirem também conhecimentos acerca de sistemas de reciclagem e a sua importância para a preservação e a saúde do meio ambiente e das pessoas que sempre dele dependem para viver em harmonia.